Idosos 8 – E o calor chegou!

Um texto que vale repetir. Uma época delicada em que nossos idosos precisam de todo cuidado.

Algumas dicas para uma lida rápida:

0) em tempos de Covid-19 melhor não sair; porém, se necessário, devem utilizar máscara de face sempre que estiverem fora de casa. Veja as orientações dos médicos.

1) não leve seu paizinho/mãezinha, vó, vô, tio ou tia idosos à rua em horários muito quentes. Eles desidratam muito rapidamente e o fato de eventualmente não se lembrarem de beber líquidos, principalmente água, favorece inclusive infecções urinárias – um perigo inclusive para jovens idosos de 60, 65 anos…

2) para sair, sugira algumas peças leves de roupa para que ele(a) escolha. Não imponha a sua vontade. Algo leve, mas com calçado confortável; sempre levando um casaquinho à mão, pois o choque do calor com ar condicionados pode deixá-los(as) com frio e sujeitos(as) a resfriados.

3) deixe na roupa dele(a) um documento mais o número do seu celular. As ruas e shoppings são fáceis para a gente se perder.

4) ao sair com um(a) idoso(a), veja se levou os remédios que precisará usar no horário em que estiver na rua.

5) não vá para o shopping e deixe-o(a) em uma cadeira (confortável ou não) esperando que você faça todas as compras; vai que você encontre alguém que não via há tempos e se distraia na conversa… Muitas vezes os idosos ficam amedrontados, sozinhos. Alguns, quando passam por essa experiência, podem desenvolver pânico, te dar uma bronca ou até chorar, coisa que vi acontecer em um shopping. Não larguei a senhorinha, cansada de andar, até encontrar a responsável(?). Detesto julgar, mas que judiação! A senhorinha estava em pânico. 

Uma boa medida é: coloque-se sempre no lugar do outro.

6) ao sair com outras pessoas, e o(a) idoso estando presente, não fique contando intimidades como: “papai agora usa fralda” ou “ela esquece tudo! Outro dia me confundiu com fulana”. Isso é embaraçoso por demais! Humilha, magoa… Você também pode estar em ansioso(a) por conta dos diversos tipos de demanda. Mas tenha palavras de carinho… e paciência com eles.

7) se forem comer em algum restaurante – mesmo em casa -, não fique reparando se a comida cai fora do prato. Você já entornou muita comida quando pequeno e, se tiver chance de chegar à maturidade, provavelmente fará isso e muito mais! Tenha paciência. Converse com gentileza. Dê-lhes atenção. Provavelmente está saindo junto com você porque não poderia ficar sozinho(a). Portanto, se importe, pergunte se quer ir ao toalete; dê opções para que ele escolha e não escolha por ele como se fosse um bebê.

8) honre a presença de seus idosos em sua vida. Geralmente, se o(a) deixarem falar, têm histórias geniais a serem contadas e muitas pessoas gostam de ouvir, especialmente crianças. Mostre-se interessado; aproxime as gerações.

9) em casa, deixe-o(a) à vontade. Mas também vá ver, de quando em quando, se está tudo bem. Abrace, converse sobre assuntos dele, multiplique amor. Ele provavelmente já fez muito por você – e, mesmo que não tenha feito, é merecedor de respeito pelo menos por sua idade e história. E você, ao invés de ‘revidar’, terá a chance de ser alguém melhor.

10) tenha o mesmo cuidado e amor que gostaria de receber e que oferta às crianças e animais. Um dia, e não muito longe, você precisará da atenção de algum de seus familiares. Mas, ainda assim, terá tempo para aprender, mudar de opinião, perdoar e ser perdoado(a); amar.

Na verdade, todo esse conteúdo adaptado se aplica de alguma forma às crianças e aos animais de estimação. É questão de amor, responsabilidade e bom senso.

Feliz todo dia de dever cumprido.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *