Idosos6 – Adaptação da residência

 A residência de um idoso necessita estar adaptada a limitações físicas e de cognição.

Por exemplo, podemos instalar barras de segurança feitas em aço, a exemplo do que se vê em hospitais – pois são presas à parede com parafusos e buchas, conferindo maior estabilidade, inclusive no caso de pacientes com maior massa corpórea -, em banheiros, presas em frente ou ao lado do vaso sanitário, do bidê e, no box, considerando a entrada/saída do local e uma barra dentro do box do chuveiro para que a pessoa se segure enquanto toma banho ou mesmo que haja alguém para auxiliá-la na atividade. É uma forma de deixar a pessoa mais tranquila emocionalmente também. Essas barras são encontradas em lojas de materiais de construção ou em casas que vendem produtos médicos. Se possível, escolha barras de aço inoxidável que tenham uma superfície antiderrapante, como estrias, pois, ao molhar, a barra lisa pode fazer a mão escorregar. A instalação deve, ainda, levar em conta a altura do principal usuário. Caso haja mais de uma pessoa com necessidade, mas com altura diferente da outra, é possível adequar a instalação das barras de forma a atender os dois usuários. O instalador poderá orientar.

O chão do banheiro e da casa como um todo: se possível, tenha um piso que não escorregue. Porcelanato e mármore são lindos, mas, se juntarmos a um líquido ou alimento que tenha sido derramado no chão, ou no caso de uma infiltração na residência ou vazamento da própria urina ou fezes do idoso/paciente.

Elimine todo e qualquer tapete – solto ou preso por fitas, pois não é raro um tropeço. Passadeiras de corredor e tapetinhos no banheiro e na cozinha: podem até ser decorativos, mas podem provocar uma queda e tanto! Isso serve também para quem utiliza andador, bengala, cadeira de rodas ou mesmo quando se apoia em alguém.

Lembrando os riscos pelos quais um bebê passa quando começa a andar, procure eliminar ou proteger quinas de móveis em geral, pois o caso de queda é dificilmente eliminado do dia a dia e, se ao cair, a pessoa bater uma parte do corpo ou com a cabeça, o dano poderá ser maior, incluindo o desmaio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *